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Design estratégico orientado por dados

A More Buzz elevou a adoção e o engajamento dos usuários em seu produto digital com um design 100% estratégico e orientado por dados.

Da pesquisa ao entendimento profundo dos problemas até a entrega final de uma interface responsiva para computadores e smartphones, o trabalho trouxe clareza, consistência e resultados tangíveis para o negócio.

A More Buzz elevou a adoção e o engajamento dos usuários em seu produto digital com um design 100% estratégico e orientado por dados.

Da pesquisa ao entendimento profundo dos problemas até a entrega final de uma interface responsiva para computadores e smartphones, o trabalho trouxe clareza, consistência e resultados tangíveis para o negócio.

A More Buzz elevou a adoção e o engajamento dos usuários em seu produto digital com um design 100% estratégico e orientado por dados.

Da pesquisa ao entendimento profundo dos problemas até a entrega final de uma interface responsiva para computadores e smartphones, o trabalho trouxe clareza, consistência e resultados tangíveis para o negócio.

Visão geral

Empresa

Grupo Asserth – More Buzz

Grupo Asserth – More Buzz

Grupo Asserth – More Buzz

Prazo

4 meses

4 meses

4 meses

Times envolvidos

Comercial, Marketing e Comunicação, Backend e Frontend

Comercial, Marketing e Comunicação, Backend e Frontend

Comercial, Marketing e Comunicação, Backend e Frontend

Sobre a More Buzz

Especializada em ecossistemas para negócios, oferece por meio do seu aplicativo web uma solução completa para transformar indicações de produtos e serviços em vendas. O objetivo é criar novas oportunidades de divulgação e geração de receita para empresas ao conectar divulgadores, atendimento ao cliente e consumidores em uma mesma plataforma.

Especializada em ecossistemas para negócios, oferece por meio do seu aplicativo web uma solução completa para transformar indicações de produtos e serviços em vendas. O objetivo é criar novas oportunidades de divulgação e geração de receita para empresas ao conectar divulgadores, atendimento ao cliente e consumidores em uma mesma plataforma.

Especializada em ecossistemas para negócios, oferece por meio do seu aplicativo web uma solução completa para transformar indicações de produtos e serviços em vendas. O objetivo é criar novas oportunidades de divulgação e geração de receita para empresas ao conectar divulgadores, atendimento ao cliente e consumidores em uma mesma plataforma.

Desafio

Aumentar a adoção e o engajamento dos usuários no produto.

Aumentar a adoção e o engajamento dos usuários no produto.

Aumentar a adoção e o engajamento dos usuários no produto.

Problema inicial

A experiência do usuário (UX) no aplicativo web apresentava problemas de arquitetura de informação e nomenclaturas que representavam um desafio para o aumento de adoção e engajamento dos usuários.

A experiência do usuário (UX) no aplicativo web apresentava problemas de arquitetura de informação e nomenclaturas que representavam um desafio para o aumento de adoção e engajamento dos usuários.

A experiência do usuário (UX) no aplicativo web apresentava problemas de arquitetura de informação e nomenclaturas que representavam um desafio para o aumento de adoção e engajamento dos usuários.

Objetivos principais

1

Reestruturar o web app para garantir uma experiência responsiva.

Reestruturar o web app para garantir uma experiência responsiva.

Reestruturar o web app para garantir uma experiência responsiva.

2

Criar um aplicativo para smartphones (Android e iOS) mantendo a mesma experiência possível da web para manter a consistência do produto.

Criar um aplicativo para smartphones (Android e iOS) mantendo a mesma experiência possível da web para manter a consistência do produto.

Criar um aplicativo para smartphones (Android e iOS) mantendo a mesma experiência possível da web para manter a consistência do produto.

3

Implementar uma linguagem visual e textual neutra para suportar o modelo white label.

Implementar uma linguagem visual e textual neutra para suportar o modelo white label.

Implementar uma linguagem visual e textual neutra para suportar o modelo white label.

4

Estabelecer padrões para reduzir inconsistências e acelerar o desenvolvimento.

Estabelecer padrões para reduzir inconsistências e acelerar o desenvolvimento.

Estabelecer padrões para reduzir inconsistências e acelerar o desenvolvimento.

5

Aproximar a experiência do produto ao modelo mental dos usuários e aos objetivos do negócio.

Aproximar a experiência do produto ao modelo mental dos usuários e aos objetivos do negócio.

Aproximar a experiência do produto ao modelo mental dos usuários e aos objetivos do negócio.

5

Aproximar a experiência do produto ao modelo mental dos usuários e aos objetivos do negócio.

Service Blueprint

Para aprofundar o conhecimento sobre o negócio e entender como cada persona interage com ele, criei um Service Blueprint. Isso possibilitou compreender processos internos, promover alinhamento entre áreas e identificar oportunidades de melhoria. Esse mapeamento conectou a visão do usuário às operações do negócio, oferecendo clareza para orientar decisões de design.

Para aprofundar o conhecimento sobre o negócio e entender como cada persona interage com ele, criei um Service Blueprint. Isso possibilitou compreender processos internos, promover alinhamento entre áreas e identificar oportunidades de melhoria. Esse mapeamento conectou a visão do usuário às operações do negócio, oferecendo clareza para orientar decisões de design.

Para aprofundar o conhecimento sobre o negócio e entender como cada persona interage com ele, criei um Service Blueprint. Isso possibilitou compreender processos internos, promover alinhamento entre áreas e identificar oportunidades de melhoria. Esse mapeamento conectou a visão do usuário às operações do negócio, oferecendo clareza para orientar decisões de design.

Personas

A partir do Service Blueprint, identificamos quatro perfis de usuários principais que utilizam o web app da More Buzz.

A partir do Service Blueprint, identificamos quatro perfis de usuários principais que utilizam o web app da More Buzz.

A partir do Service Blueprint, identificamos quatro perfis de usuários principais que utilizam o web app da More Buzz.

Corporativo (B2B)

Dono do ecossistema, acompanha o lucro gerado pelas vendas de seus produtos e serviços que são indicados pelos divulgadores.

Dono do ecossistema, acompanha o lucro gerado pelas vendas de seus produtos e serviços que são indicados pelos divulgadores.

Dono do ecossistema, acompanha o lucro gerado pelas vendas de seus produtos e serviços que são indicados pelos divulgadores.

Atendente

Apoia no atendimento de clientes que querem comprar produtos e serviços indicados pelos divulgadores.

Apoia no atendimento de clientes que querem comprar produtos e serviços indicados pelos divulgadores.

Apoia no atendimento de clientes que querem comprar produtos e serviços indicados pelos divulgadores.

Divulgador Comum

Indica produtos e serviços, mas não pode cadastrar outros divulgadores. Recebe recompensas em dinheiro apenas por suas próprias indicações.

Indica produtos e serviços, mas não pode cadastrar outros divulgadores. Recebe recompensas em dinheiro apenas por suas próprias indicações.

Indica produtos e serviços, mas não pode cadastrar outros divulgadores. Recebe recompensas em dinheiro apenas por suas próprias indicações.

Divulgador Pro

Indica produtos e serviços e pode cadastrar divulgadores comuns. Recebe recompensas em dinheiro por suas próprias indicações e também pelas indicações feitas por seus divulgadores.

Indica produtos e serviços e pode cadastrar divulgadores comuns. Recebe recompensas em dinheiro por suas próprias indicações e também pelas indicações feitas por seus divulgadores.

Indica produtos e serviços e pode cadastrar divulgadores comuns. Recebe recompensas em dinheiro por suas próprias indicações e também pelas indicações feitas por seus divulgadores.

Auditoria de UX

Após entender o negócio e as personas, mapeei e analisei detalhadamente as telas e fluxos do web app atual na visão de cada persona, com o objetivo de identificar problemas de usabilidade. Essa etapa foi essencial para mitigar riscos já conhecidos e descobrir novos problemas que impactavam a experiência do usuário.

Mais de 60 problemas foram encontrados, sendo a maioria deles relacionados à hierarquia de informação e inconsistência.

Após entender o negócio e as personas, mapeei e analisei detalhadamente as telas e fluxos do web app atual na visão de cada persona, com o objetivo de identificar problemas de usabilidade. Essa etapa foi essencial para mitigar riscos já conhecidos e descobrir novos problemas que impactavam a experiência do usuário.

Mais de 60 problemas foram encontrados, sendo a maioria deles relacionados à hierarquia de informação e inconsistência.

Após entender o negócio e as personas, mapeei e analisei detalhadamente as telas e fluxos do web app atual na visão de cada persona, com o objetivo de identificar problemas de usabilidade. Essa etapa foi essencial para mitigar riscos já conhecidos e descobrir novos problemas que impactavam a experiência do usuário.

Mais de 60 problemas foram encontrados, sendo a maioria deles relacionados à hierarquia de informação e inconsistência.

Hierarquia

Ausência de uma estrutura clara que dificulta a navegação e a sequência lógica de ações.

Ausência de uma estrutura clara que dificulta a navegação e a sequência lógica de ações.

Ausência de uma estrutura clara que dificulta a navegação e a sequência lógica de ações.

Inconsistência

Falta de padrão que torna a experiência confusa e pouco confiável.

Falta de padrão que torna a experiência confusa e pouco confiável.

Falta de padrão que torna a experiência confusa e pouco confiável.

Benchmarking

Realizei uma análise de concorrentes para compreender boas práticas e oportunidades de diferenciação. O estudo revelou três aspectos importantes relacionados à autonomia, notificações e transparência das plataformas concorrentes.

Realizei uma análise de concorrentes para compreender boas práticas e oportunidades de diferenciação. O estudo revelou três aspectos importantes relacionados à autonomia, notificações e transparência das plataformas concorrentes.

Realizei uma análise de concorrentes para compreender boas práticas e oportunidades de diferenciação. O estudo revelou três aspectos importantes relacionados à autonomia, notificações e transparência das plataformas concorrentes.

Autonomia

Concorrentes permitem configurar programas de indicação e personalizar mensagens.

Concorrentes permitem configurar programas de indicação e personalizar mensagens.

Concorrentes permitem configurar programas de indicação e personalizar mensagens.

Notificações

Sistemas robustos de notificação aumentam engajamento e reduzem churn.

Sistemas robustos de notificação aumentam engajamento e reduzem churn.

Sistemas robustos de notificação aumentam engajamento e reduzem churn.

Transparência

Indicações são atualizadas em tempo real, gerando confiança e engajamento.

Indicações são atualizadas em tempo real, gerando confiança e engajamento.

Indicações são atualizadas em tempo real, gerando confiança e engajamento.

Protótipo

Após consolidar os aprendizados sobre negócio, usuários, aplicativo atual e mercado, iniciei o planejamento da solução criando um protótipo em baixa fidelidade do web app. Para isso, liderei sessões de cocriação com diferentes especialidades, o que me permitiu considerar as necessidades e regras do negócio, alinhar a comunicação à identidade da marca e respeitar limitações técnicas de backend e frontend.

Foram investidas mais de 60 horas na construção de wireframes em baixa fidelidade, garantindo que a nova versão do produto resolvesse os problemas identificados nas etapas anteriores.

Após consolidar os aprendizados sobre negócio, usuários, aplicativo atual e mercado, iniciei o planejamento da solução criando um protótipo em baixa fidelidade do web app. Para isso, liderei sessões de cocriação com diferentes especialidades, o que me permitiu considerar as necessidades e regras do negócio, alinhar a comunicação à identidade da marca e respeitar limitações técnicas de backend e frontend.

Foram investidas mais de 60 horas na construção de wireframes em baixa fidelidade, garantindo que a nova versão do produto resolvesse os problemas identificados nas etapas anteriores.

Após consolidar os aprendizados sobre negócio, usuários, aplicativo atual e mercado, iniciei o planejamento da solução criando um protótipo em baixa fidelidade do web app. Para isso, liderei sessões de cocriação com diferentes especialidades, o que me permitiu considerar as necessidades e regras do negócio, alinhar a comunicação à identidade da marca e respeitar limitações técnicas de backend e frontend.

Foram investidas mais de 60 horas na construção de wireframes em baixa fidelidade, garantindo que a nova versão do produto resolvesse os problemas identificados nas etapas anteriores.

Teste de Usabilidade

Após o protótipo da nova versão ser validado internamente, conduzi 5 testes remoto e moderado com usuários reais para avaliar a usabilidade.

Concluímos que a nova versão do produto se mostrou sólida, mas ajustes pontuais em nomenclaturas, arquitetura da informação e visibilidade de elementos-chave foram considerados essenciais para tornar a experiência mais intuitiva e alinhada ao modelo mental dos usuários.

Após o protótipo da nova versão ser validado internamente, conduzi 5 testes remoto e moderado com usuários reais para avaliar a usabilidade.

Concluímos que a nova versão do produto se mostrou sólida, mas ajustes pontuais em nomenclaturas, arquitetura da informação e visibilidade de elementos-chave foram considerados essenciais para tornar a experiência mais intuitiva e alinhada ao modelo mental dos usuários.

Após o protótipo da nova versão ser validado internamente, conduzi 5 testes remoto e moderado com usuários reais para avaliar a usabilidade.

Concluímos que a nova versão do produto se mostrou sólida, mas ajustes pontuais em nomenclaturas, arquitetura da informação e visibilidade de elementos-chave foram considerados essenciais para tornar a experiência mais intuitiva e alinhada ao modelo mental dos usuários.

Senti dificuldade com os status dos negócios, com o status Novo.

Senti dificuldade com os status dos negócios, com o status Novo.

Senti dificuldade com os status dos negócios, com o status Novo.

Achei um pouco confuso. Algumas partes não são tão fáceis de entender.

Achei um pouco confuso. Algumas partes não são tão fáceis de entender.

Achei um pouco confuso. Algumas partes não são tão fáceis de entender.

O link de captação de divulgadores poderia estar mais fácil, por exemplo na tela inicial.

O link de captação de divulgadores poderia estar mais fácil, por exemplo na tela inicial.

O link de captação de divulgadores poderia estar mais fácil, por exemplo na tela inicial.

Guia de Estilo

Criei um guia de estilo com os elementos visuais primários do produto. O guia estabeleceu uma base visual padronizada para a criação do design de interface, garantindo consistência e escalabilidade desde o início do planejamento de design até o desenvolvimento.

Criei um guia de estilo com os elementos visuais primários do produto. O guia estabeleceu uma base visual padronizada para a criação do design de interface, garantindo consistência e escalabilidade desde o início do planejamento de design até o desenvolvimento.

Criei um guia de estilo com os elementos visuais primários do produto. O guia estabeleceu uma base visual padronizada para a criação do design de interface, garantindo consistência e escalabilidade desde o início do planejamento de design até o desenvolvimento.

UI Kit

Utilizando os elementos visuais primários do guia de estilo, criei componentes mais complexos e reutilizáveis que aceleraram o desenvolvimento e garantiram consistência visual. Essa etapa também reforçou a escalabilidade do produto, tornando futuras evoluções mais ágeis.

Utilizando os elementos visuais primários do guia de estilo, criei componentes mais complexos e reutilizáveis que aceleraram o desenvolvimento e garantiram consistência visual. Essa etapa também reforçou a escalabilidade do produto, tornando futuras evoluções mais ágeis.

Utilizando os elementos visuais primários do guia de estilo, criei componentes mais complexos e reutilizáveis que aceleraram o desenvolvimento e garantiram consistência visual. Essa etapa também reforçou a escalabilidade do produto, tornando futuras evoluções mais ágeis.

Design de Interface

Com base nos wireframes, no guia de estilo e nos componentes, desenvolvi telas em alta fidelidade, protótipos navegáveis e fluxos completos. Essa entrega consolidou a visão do produto e permitiu simular a experiência final dos usuários.

Resultados

Responsividade

A experiência foi adaptada para mobile sem perder a consistência com o ambiente web.

A experiência foi adaptada para mobile sem perder a consistência com o ambiente web.

A experiência foi adaptada para mobile sem perder a consistência com o ambiente web.

White label

O produto foi reconstruído com uma linguagem visual e textual neutra para viabilizar o uso por outras marcas.

O produto foi reconstruído com uma linguagem visual e textual neutra para viabilizar o uso por outras marcas.

O produto foi reconstruído com uma linguagem visual e textual neutra para viabilizar o uso por outras marcas.

Consistência escalável

O guia de estilo e os componentes criaram uma base de design que facilita a manutenção e evolução futura.

O guia de estilo e os componentes criaram uma base de design que facilita a manutenção e evolução futura.

O guia de estilo e os componentes criaram uma base de design que facilita a manutenção e evolução futura.

Usuário no centro

Os testes revelaram necessidades e expectativas, tornando o produto mais alinhado ao modelo mental dos usuários.

Os testes revelaram necessidades e expectativas, tornando o produto mais alinhado ao modelo mental dos usuários.

Os testes revelaram necessidades e expectativas, tornando o produto mais alinhado ao modelo mental dos usuários.

Engajamento e adoção

As novas mudanças favoreceram o aumento, engajamento e adoção dos usuários no produto.

As novas mudanças favoreceram o aumento, engajamento e adoção dos usuários no produto.

As novas mudanças favoreceram o aumento, engajamento e adoção dos usuários no produto.

Engajamento e adoção

As novas mudanças favoreceram o aumento, engajamento e adoção dos usuários no produto.

Criado por João Lázaro · © 2025
Todos os direitos reservados

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